Se reparássemos em certos detalhes, poderíamos perceber as "mensagens" que o nosso corpo nos transmite e diagnosticar certos problemas. Existe um significado para cada detalhe diferenciado na unha. Conheça então alguns sinais desta janela para a saúde pessoal:
- Metade da unha branca e a outra metade vermelha - sinal de doença nos rins;
- Leito ungueal vermelho - sinal de doenças cardíacas;
- Leito ungueal pálido - sinal de anemia;
- Unhas amareladas com espessamento (grossas) e crescimento lento - sinal de doença nos pulmões;
- Unhas brancas - sinal de doença do fígado;
- Unhas amarelas com discreta coloração arroxeada na base - sinal de diabetes;
As unhas compreendem cerca de 10% das afecções da pele. pela sua localização tão exposta, sofre repetidos traumas. Todos tivemos, ou temos, alguma afecção na unha.
Alguns traumas mais pequenos curam sozinhos, mas, os grandes podem precisar dos serviços de um profissional, um dermatologista.
As doenças mais comuns nas unhas:
São muito comuns e usualmente se repetem. Resultam de um trauma repetido na matriz da unha, onde a unha é produzida em 90%. As manchas vão saíndo lentamente com o crescer da unha.
São pequenos traumas na unha que podem fazer com que se rompam os finos vasos de sangue que temos por baixo da unha, fazendo com que apareçam pequenos pontos de hemorragia abaixo da unha.Alguns medicamentos como a aspirina podem provocar estas pequenas manchas, mas a grande maioria é provada por traumas.
É um problema comum, principalmente no dedão do pé, e a causa mais comum ocore pelo corte errado das unhas, junto com o uso de sapatos apertados, em que o canto da unha se curva para baixo, crescendo para dentro da pele. Pode ser doloroso e infeccionar.
Com a infecção pode surgir o Granuloma Piogênico, que é uma "bola" de carne que cresce ao lado da unha.
Os maus cuidados podem ser uma das causas para ocorrer uma infecção bacteriana mas não são só eles. Em redor da unha ficará inchado, vermelho e com dor ao toque. Outra das causas pode ser o contacto frequente com água e químicos.
Este é o responsável por metade das doenças das unhas. É mais comum no dedo do pé, e assim mais difícil de tratar, por eles ficarem sempre em local inapropriado, ou seja, húmido e quente. Afecta mais em baixo da unha, e pode ocorrer na parte de cima pela área da raiz (matriz). As unhas ficam sem brilho, mais espessas e acabam por cair. Pode ter descamação sobre a unha, uma massa branca, que poderá ter várias cores, verde, amarela ou até mesmo negra.
Podem aparecer em qualquer local da unha e a forma do leito ungueal poderá ser deformado pela presença de tumores e/ou verrugas existentes. Estes podem ser malignos (cancro) ou benignos. Os tumores benignos mais comuns são os provocados por um vírus, a verruga ungueal. No seu tratamento é usado o "freezing" ou químicos que serão aplicados, e, se estas invadirem abaixo da prega ungueal ou sob o leito ungueal (unha), poderá ser necessária uma cirurgia para remoção.
É uma doença crônica de pele podendo acometer articulações e unhas, caracteriza-se pelo vermelhão e a descamação, isto se for na pele, mas na unha teremos "pitting" (pequenas depressões nas unhas), rugosidade, descoloração da unha podendo se tornar vermelha-acastanhada e cair. Teremos ainda o vermelho e a descamação nas pregas ungueais e outras alterações, que são mais notadas nos dedos das mãos.
Roer as unhas é hábito comum em crianças que os vai perdendo com a idade, e, quando não os perde tem associação com a ansiedade e o stress. O facto de morder as unhas não só as torna feias como pode transmitir doenças como já referido anteriormente neste blog.
[Pesquisa em vários sites]